Da segurança de ser amada...
Na verdade não existe criança que se comporte sempre de maneira aceitável. Contudo, sempre que nós reagimos não devemos julgar porque o julgamento é uma cortina de fumaça que impede o amor de ser visto. O importante é que a criança possa dizer: eu sou amada embora nem tudo o que faço seja aceitável.
As crianças sobrevivem com a aceitação, mas para se desenvolverem plenamente precisam de algo mais forte: AMOR. Elas devem se sentir amadas, valorizadas, preciosas e especiais, APENAS PORQUE EXISTEM.
Certa vez, muito antes de ter filhos, assisti a um filme com meu marido e uma frase nunca mais saiu da minha cabeça: temos que colocar os filhos num molho de amor e lá pelos dezesseis eles estarão prontos.
Deus e amor é a base de tudo, mas, sabe que isto soa repetitivo, afinal DEUS É AMOR. E é dEle que precisamos para ensinar com sabedoria.
O livro "A auto-estima de seu filho" de Dorothy Corkille Briggs, foi um divisor de águas para meu relacionamento familiar e me deu novos olhares para educação dos filhos. Recomendo a todos os pais, avós, educadores que leiam. Minha intenção era apenas deixar o gostinho deste livro para vocês, para que busquem os tesouros ali descritos.
Seguem algumas frases que sublinhei no livro, as quais releio com frequência:
1. Se seu filho sentir que quase sempre não corresponde aos padrões que você aprova, perde o respeito por si mesmo.
2. Toda criança precisa de atenção concentrada - de encontro autêntico - para se sentir amada.
3. Seu filho precisa lhe ver como ser humano; seja verdadeiro com ele. Isso o ajudará a aceitar sua própria humanidade, dando-lhe um modelo que lhe permitirá assimilar todas as partes de si mesmo.
4. Dirija as suas "reações-eu" para o comportamento; não atribua julgamentos do "tipo-você" à pessoa do seu filho.
5. Amar o que seu filho tem de especial, embora seu comportamento possa não ser aceitável.
Bem, estes são alguns dos tesouros que você encontrará no livro. Nem poderia transcrevê-lo todo pois o seu conteúdo inteiro é riquíssimo. Penso que estas pinceladas servirão para lhe dar uma nova visão de mãe...
Vamos polir nossos espelhos para que os reflexos dos nossos filhos sejam positivos para a vida!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário