Powered By Blogger

sábado, 18 de setembro de 2010

FILHOS E SUA AUTO-ESTIMA - PARTE 2

Então continuamos com os ensinamentos de Dorothy Corkille Briggs. É realmente maravilhoso nosso papel de pais enquanto formadores de pessoas...Esta autora apresenta a teoria dos espelhos que afirma que as crianças aprendem a ver a si mesmas tal qual as pessoas importantes que as cercam as vêem. Como o reflexo de um espelho. A partir daí a criança passa a construir a sua auto-imagem...a partir de palavras, da linguagem corporal, das atitudes e do julgamento dos outros. Se as experiências são positivas com a vida e com o amor, isto resulta numa elevada auto-estima.
Comecei a entender muitas coisas após compreender esta simples idéia do reflexo no espelho. Nossos filhos não nascem sabendo quem são, aos poucos vamos lhes mostrando...Neste mundo tão especial, passei a prestar mais atenção às minhas palavras, na maneira de repreender um erro ou mesmo numa bronca, buscando um domínio próprio e buscando ser a mulher sábia que a Bíblia descreve como "aquela que edifica sua casa".
Ao repreender meus filhos comecei a fazê-lo com ênfase na atitude errada e não julgando-os. Uma "atitude estúpida" é diferente de "como você é estúpido"...As palavras são menos importantes do que os julgamentos que as acompanham...
Vamos aprendendo que o juízo que a criança faz de si surge a partir do juízo dos outros. Quanto mais a criança gosta da sua auto-imagem, maior a sua auto-estima. Geralmente, aos cinco anos a criança reuniu reflexos suficientes a seu respeito para poder formar a sua primeira estimativa do valor que tem. Se de modo geral se sentir amada e valorizada, se alegrará por ser quem é.
Os julgamentos negativos nos transformam em espelhos negativos para nossos filhos. Eles destroem o auto-respeito e a segurança. Diminuem, envergonham e castigam, acabam fazendo com que as crianças não se sintam amadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário